Dicas Técnicas

Motores A Gasolina

As categorias de serviço da API atuais e anteriores estão listadas aqui. Os proprietários de veículos devem consultar o manual do proprietário antes de consultar essas tabelas. Os óleos podem ter mais de um nível de desempenho.

Para os motores automotivos a gasolina, a categoria de serviço da API mais recente inclui as propriedades de desempenho de cada categoria anterior e poderá ser usada na manutenção de motores mais antigos quando forem recomendados os óleos de categoria anterior.

Categoria

Status

Serviço

SN Atual Introduzido em outubro de 2010, destinado a fornecer maior proteção contra acúmulo de depósitos em alta temperatura para pistões, controle mais rigoroso de lodo e compatibilidade de vedação. O API SN com conservação de recursos corresponde ao ILSAC GF-5, combinando o desempenho do API SN com a maior economia de combustível, a proteção do turbocompressor, a compatibilidade com sistemas de controle de emissões e a proteção de motores que funcionam com combustíveis que contêm etanol até E85.
SM Atual Para motores automotivos de 2010 e mais antigos.
SL Atual Para motores automotivos de 2004 e mais antigos.
SJ Atual Para motores automotivos de 2001 e mais antigos.
SH Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1996. Pode não fornecer proteção adequada contra oxidação, desgaste ou acúmulos de lodo no motor.
SG Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1993. Pode não fornecer proteção adequada contra oxidação, desgaste ou acúmulos de lodo no motor.
SF Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1988. Pode não fornecer proteção adequada contra acúmulos de lodo no motor.
SE Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1979.
SD Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1971. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento.
SC Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1967. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento.
SB Obsoleto ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1951. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento.
SA Obsoleto ATENÇÃO: não contém aditivos. Não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1930. O uso em motores modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento.

Fonte: API - American Petroleum Institute