Dicas Técnicas
Motores A Gasolina
As categorias de serviço da API atuais e anteriores estão listadas aqui. Os proprietários de veículos devem consultar o manual do proprietário antes de consultar essas tabelas. Os óleos podem ter mais de um nível de desempenho.
Para os motores automotivos a gasolina, a categoria de serviço da API mais recente inclui as propriedades de desempenho de cada categoria anterior e poderá ser usada na manutenção de motores mais antigos quando forem recomendados os óleos de categoria anterior.
Categoria |
Status |
Serviço |
SN | Atual | Introduzido em outubro de 2010, destinado a fornecer maior proteção contra acúmulo de depósitos em alta temperatura para pistões, controle mais rigoroso de lodo e compatibilidade de vedação. O API SN com conservação de recursos corresponde ao ILSAC GF-5, combinando o desempenho do API SN com a maior economia de combustível, a proteção do turbocompressor, a compatibilidade com sistemas de controle de emissões e a proteção de motores que funcionam com combustíveis que contêm etanol até E85. |
SM | Atual | Para motores automotivos de 2010 e mais antigos. |
SL | Atual | Para motores automotivos de 2004 e mais antigos. |
SJ | Atual | Para motores automotivos de 2001 e mais antigos. |
SH | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1996. Pode não fornecer proteção adequada contra oxidação, desgaste ou acúmulos de lodo no motor. |
SG | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1993. Pode não fornecer proteção adequada contra oxidação, desgaste ou acúmulos de lodo no motor. |
SF | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1988. Pode não fornecer proteção adequada contra acúmulos de lodo no motor. |
SE | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1979. |
SD | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1971. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento. |
SC | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1967. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento. |
SB | Obsoleto | ATENÇÃO: não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1951. O uso em motores mais modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento. |
SA | Obsoleto | ATENÇÃO: não contém aditivos. Não é adequado para ser usado na maioria dos motores automotivos a gasolina produzidos após 1930. O uso em motores modernos pode produzir desempenho insatisfatório ou danos ao equipamento. |